A Bruxa Está Solta! O Brasil Perde Mais Um Escritor: Moacyr Scliar

"Sabor de Pitanga"  sente-se no dever de informar, também, essas noticias desagradáveis! Pois, faz parte da vida.

Eu que vivo envolvida com gente da literatura, fico sabendo desses fatos e, nao poderei deixar de passar adiante, mesmo porque é comunicacao...

Mais um texto recebido, hoje pela manha, enviado por Terezinka Pereira que, como Presidente da IWA (EUA), recebe noticias de todo o mundo e de tudo que envolve a Literatura. Abaixo texto escrito por Sonia Sales:


Perdemos um grande escritor
Hoje é um dia triste para os que gostam da boa literatura: Moacyr Scliar acaba de nos deixar. Faleceu nesta madrugada em Porto Alegre, sua cidade natal.
         Moacyr Scliar não era só um dos maiores escritores do Brasil, era uma das mais belas pessoas que já conheci. Admirável em sua simplicidade, gentileza e atenção aos amigos e admiradores.
         Foi alfabetizado por sua mãe, Sara Scliar, professora primária, e a partir de 1943 passou a cursar o colégio judaico  Escola de Educação e Cultura em Porto Alegre, em 1948 transferiu-se para o Colégio Rosário, uma escola católica.
         Em 1962, publicou o seu primeiro livro, quando ainda cursava a Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul: "Histórias de um Médico em Formação". Com grande talento e um incrível poder de observação, nos deixa quase setenta livros. Sua obra reflete um extraordinário conhecimento da tradição judaico - cristã.  Recebeu inúmeros e merecidos prêmios literários e tem livros publicados na Inglaterra, Russia, República Tcheca, Eslováquia, Suécia, Noruega, França, Alemanha, Israel, Estados Unidos, Holanda , Espanha e Portugal.
Alguns dos seus textos foram adaptados para o cinema e tv.
        Em 31 de julho de 2003 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras.
        
                                      Ao escritor e amigo, o meu "Até lá".

                                                           Sonia Sales

2 comentários:

chica disse...

Uma triste perda.Ele era maravilhoso, homem simples, sempre de bem com a vida...beijos,linda semana,chica

Sabor de Pitanga disse...

Oi Chica!

É, realmente, uma pena quando o mundo perde alguem desse quilate...

Beijos