Friedensreich Hundertwasser: Pintura e Arquitetura
















"O artista austríaco Friedensreich Hundertwasser (n. 1928) nunca estudou arte e tem horror às teorias artísticas. A sua única passagem por uma escola foram 3 meses na Akademie der bildenden Künste, em Viena. Há quem descreva as suas pinturas como primitivas, arcaicas e puramente decorativas na cor e na linha (lembram Klimt e a Arte Nova vienense) mas são, no fundo, bastante sofisticadas.


Hundertwasser é, no entanto, um dos artistas mais destacados do século XX e um dos primeiros a revelar preocupações ambientais nas suas obras, procurando inspiração nas harmonias da Natureza e nas suas características aparentemente irregulares e acidentais. Pinta frequentemente "em trânsito" com recurso a uma caixa de vulgares marcadores, o que dá um aspecto peculiar às suas obras".


Observação: Todas as imagens foram tiradas da internet.



4 comentários:

Caca disse...

Eu me encantei com quase todos. Acho que a arte não pode ser aprisionada por um academicismo. Técnicas e teorias são importantes, mas nunca podemos desprezar o talento inato e o estro criador do artista. Não conhecia este pintor . Muito bom mesmo! Abraços. Paz e bem.

Sabor de Pitanga disse...

Acho também estranho esta coisa das galerias só aceitarem os acadêmicos que, muitas vezes, pintam bem pior que o pintor nato. Este sim, tem o dom impregnado na alma...
Bom resto de domingo para voce.

Abraços.

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Ele é sensacional!

Sabor de Pitanga disse...

Pena que morreu e nao pode mais nos presentear com sua pintura e arquietura.

Gosto de quem tem seu estilo próprio. O que todo mundo faz, vira muito comum.

Beijos