12 alimentos para combater a depressão

Ricos em nutrientes, eles garantem bem-estar e ajudam no tratamento da doença

Publicado em 31/3/2011 por Roberta Vilela
A depressão é um transtorno mental bastante comum atualmente. Segundo o Ministério da saúde, estima-se que, na América Latina, 24 milhões de pessoas sofram com a doença. Num episódio depressivo a pessoa pode se sentir sem energia, com o humor afetado, sem interesse e sem vontade de fazer tarefas comuns da sua rotina, além dos sintomas físicos como dor de cabeça e dor de estômago. Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, nosso cérebro produz substâncias chamadas de neurotransmissores que controlam inúmeras funções cerebrais. Um destes neurotransmissores, a serotonina, é capaz de dar ao cérebro sensação de bem-estar, regulando nosso humor e também dando sensação de "saciedade".
A alimentação pode ajudar a produzir mais serotonina, aumentando o bom humor e ajudando no combate da depressão, entretanto, vale lembrar que ela não substitui o tratamento da doença, com a intervenção medicamentosa e terapia. "Para a produção cerebral da serotonina há necessidade de "matérias primas" (chamadas de cofatores) fundamentais para sua síntese, como exemplos: triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio (minerais), vitamina B6, ácido fólico (vitaminas)", ressalta Navarro. A seguir, conheça alguns alimentos que melhorar o seu humor e são excelentes coadjuvantes para dar uma "forcinha" no combate da doença. 
  • amêndoas - foto Getty Images
  • leite - foto Getty Images
  • melancia - foto Getty Images
  • laranja e maçã - Foto Getty Images
  • banana e abacate - foto Getty Images
  • mel - foto Getty Images
  • ovos - foto Getty Images
  • peixe grelhado - foto Getty Images
  • carboidratos complexos - foto Getty Images
  • aveia - foto Getty Images
  • folhas verdes - foto Getty Images
  • soja - foto Getty Images
amêndoas - foto Getty Images
Castanha-do-pará, nozes e amêndoas: elas são ricas em selênio, um poderoso agente antioxidante. Segundo a nutricionista Abykeyla Tosatti, elas colaboram para a melhoria dos sintomas de depressão, auxiliando na redução do estresse. As quantidades diárias recomendadas são duas a três unidades de castanha-do-pará ou cinco unidades de nozes ou 10 a 12 unidades de amêndoas. Mas também dá para fazer um mix saboroso dessas oleaginosas. 

Fonte: http://www.minhavida.com.br/conteudo/13084-12-alimentos-para-combater-a-depressao.htm

2 comentários:

Georgia disse...

Ana, eu como graos todos os dias. Acho que por isso nao tenho depressao, rs.

Bjao

Sabor de Pitanga disse...

Gê, sou incrédula. Não acredito que o que a gente come tenha influência na depressão! Se fosse assim, os alemães não teriam: comem muitos grãos e voce sabe como é o indice de depressão aqui!...

Não sei até que ponto a alimentação pode influenciar na serotonina... já o esporte, sim, eu acredito que influencie.
Bjs