Judite Melo e sua arte sacra

Artesã de Sergipe esculpe imagens sacras mesmo sem parte da visão

Em Sergipe, a série “Presente de Natal do Nordeste” registra o trabalho de uma artesã que produz peças de arte sacra feitas com uma mistura de barro e fé

Foto: Reprodução/TV Globo
A artista Judite Melo, 84, residente da cidade de Estância, região sul de Sergipe, a 68 km de Aracaju, dedica horas de seu dia na realização de imagens sacras feitas de barro. Há duas décadas, perdeu parte da visão, mas não encerrou o seu ofício.
O talento de Judite foi descoberto por acaso há 45 anos, durante o período natalino, quando quis ter um presépio, mas não tinha dinheiro pra comprar. Decidiu, então, fazer por conta própria.A partir daí, não pararam de chegar os pedidos: “gente de São Paulo, do Rio começou a me visitar. Era gente de toda parte, que eu nem sabia de onde vinha”, se diverte.
Muito religiosa, ela conhece tão bem as imagens que dispensa fotos ou esboços para materializar as criações. Coração de Jesus, Nossa Senhora da Conceição e Anjo Gabriel são alguns dos trabalhos mais pedidos. Em um mês, a artista elabora até cinco peças, que giram em torno de R$ 200.
Há 20 anos ela perdeu a visão do olho direito e boa parte da visão do olho esquerdo, motivo pelo qual considera seu talento uma dádiva de Deus e não pensa em parar tão cedo: “peço a Deus todos os dias. Eu quero morrer trabalhando. Sou a artesã Judite Melo e minha arte é um presente de Sergipe para o Nordeste”.
Fonte: http://pe360graus.globo.com/diversao/diversao/artesanato/2009/12/18/NWS,504408,2,487,DIVERSAO,884-ARTESA-SERGIPE-ESCULPE-IMAGENS-SACRAS-MESMO-PARTE-VISAO.aspx
***
Quero levar ao conhecimento nao só do Brasil, mas, dos quatro cantos do mundo a obra de Judite Melo, esta mulher, mãe, escultora e uma das pessoas mais modestas que já conheci. Uma mulher extraordinária! Meu respeito, reconhecimento e grata a Deus pela sua existência, JUDITE MELO! Meus parabens pela sua obra sacra. Minha admiração e meu carinho.
Que os filhos da terra, aprendam a reconhecer o seu valor!!!
A. Pitangueira
S - Judith Melo uma grande artista estanciana (foto de José Jorge (05.12.2008 S Arte Sacra de Judith Melo
*Fotos cedidas por José Jorge 

Nenhum comentário: