“As idéias nao podem ser possuídas. Elas pertencem a quem quer que as compreendam.” – Sol Lewitt
A pintura de M. Philipsky, apresentada no Salão de Exposição da Merck e artigo, em alemão, sobre o pintor.
Pintura Construtivista de Manfred Philipsky:
Construtivismo
Movimento que surgiu na Rússia entre os anos de 1913 e 1920. Apesar da rejeição às pinturas convencionais de cavalete e à idéia de arte pela arte a favor de desenhos utilitários destinados à produção em massa, a abstração construtivista encontrou suas raízes na arte não utilitária de Kazimir Malevich e Pablo Picasso.
Trata-se de um abstrato geométrico que busca movimento perspectivo vibratório através das cores e linhas. É a síntese das teorias abstratas e científicas da arte moderna, ou seja, uma pintura em duas dimensões. O Construtivismo dá muito mais ênfase ao espaço do que à matéria.
Os artistas construíam em assemblages - contra-relevos abstratos de metal industrializado, arame, madeira, plástico e vidro. Para alguns deles, essas obras ficavam numa zona intermediária entre a pintura e a escultura pois fugiam da estabilidade dos pedestais ou das paredes, ficando muitas vezes suspensos por arames estendidos de diversas maneiras no encontro de duas paredes.
O Construtivismo marcou o fim de uma era brilhante. Em 1925, o Comitê Central do Partido Comunista manifestou-se contra a abstração; em 1932, todos os grupos culturais foram dispersos e, em 1934, um novo estilo de propaganda do realismo social se tornou a única abordagem artística oficial da União Soviética.
5 comentários:
Ana, gostei das cores vibrantes que ele usa em suas pinturas.
Bom fim de semana
Bjao
Engracado que ele é uma pessoa sóbria, mas, para pintar gosta de cores fortes.
Bom fim de semana pra voce també, Gê.
Beijos
uauauau!!!!!!! parabéns Manfred,vcs sabem que adoro,a pintura abstrata,e está maravilhosaaaaaaaa!!!!!!
está à venda! queria estar aí para ver a vernissagem dos quadros. bjks mil
Olá Bebeth!
Você é excessao! Como sabemos, muito pouca gente aprecia a arte abstrata. Mas ainda bem que existe gente assim como a gente!
Acabei de falar pra ele da sua passagem por aqui e ele agradece.
Beijos
Adorei as pinturas do Manfred e o colorido quente das tintas. Maravilhoso! Desejo muito sucesso em sua carreira! Helena Coelho
Postar um comentário