4º ENCONTRO DE FILARMÔNICAS DA CIDADE DE ESTÂNCIA

*Este ano nove filarmônicas vão participar do Quarto Encontro de Filarmônicas do Berço da Cultura Sergipana, Estância, localizada a  68 quilômetros de Aracaju, na região Sul. Em 2010, só participaram sete. Mas no dia 29 de maio, a Lira Sagrada Família de Siriri regida pelo maestro Edinho, vai também participar e abrilhantar a festa.
O evento cultural, que é realizado pelo jornalista e radialista Magno de Jesus, proprietário do jornal impresso A Tribuna Cultural e do portal do mesmo nome, em comemoração aos seus 10 anos de fundação, como também pela passagem dos 6 anos do programa radiofônico A Banda no Coreto,  e pela passagem do 163 anos de Estância, acontecerá ao lado do Coreto do Parque Dom Pedro II, na Praça Barão do Rio Branco, em Estância, a partir das 15 horas.
Segundo o seu idealizador e organizador, Magno de Jesus, este encontro tem por objetivo difundir os trabalhos das filarmônicas, valorizar esse gênero musical, confraternizar os músicos e de ainda revitalizar o Coreto da Praça Barão do Rio Branco, que lamentavelmente encontra-se sem nenhuma utilidade.
As filarmônicas participantes do 4º Encontro de Filarmônicas são as  seguintes: Lira Carlos Gomes (Estância), Lira Senhora Santana (Boquim), Lira Imperatriz dos Campos (Tobias Barreto), Filarmônica do Divino Espírito Santo (Indiaroba), Lira Nossa Senhora da Conceição (Itabaianinha), Lira Sagrada Família (Siriri), Lira União Paulistana (Frei Paulo), Lira Padre Manoel Araújo (Ribeirópolis) e Lira Popular (Lagarto).
O encontro acontecerá por volta das 15h, quando todas as bandas de música sairão em marcha da Praça Orlando Gomes (antiga 24 de Outubro), com destino à Praça Barão do Rio Branco, onde ocorrerão as tradicionais retretas executadas por todas.
Após as apresentações das retretas, nas quias cada filarmônica poderá apresentar somente três músicas, serão entregues as mesmas os certificados de participações. Em seguida, o realizador da festa cultural, oferecerá um lanche para todos os participantes. 

A BANDA DE MÚSICA
(Observação: este trecho, refere-se ao II Encontro de Filarmônicas que foi realizado em 2009 p. passado).
Fenômeno histórico e sociológico tão importante quanto fenômeno artístico, a banda de música vive hoje, em muitos lugares, em estado de latência. Não deixa, porém, de desempenhar importante papel de mobilizadora da comunidade nos seus momentos mais caros e solenes; de cumprir o papel de escola livre de música, verdadeiro conservatório do povo; de manter-se como guardiã da tradição musical popular brasileira. A banda de música ainda é a mais antiga e menos estudada instituição ligada à criação e divulgação da música popular.
A banda de música serve aos lazeres e às devoções do povo. È com esse objetivo também que o jornal “A Tribuna Cultural” e o programa radiofônico “A Banda no Coreto” realizarão no dia 31 de maio de 2009, às 15h00min., no Coreto do Parque Pedro II, na Praça Barão do Rio Branco, o 2º Encontro de Filarmônicas de Estância. Esse evento ainda valorizará as atividades das filarmônicas participantes, uma vez que muitas vezes, elas ensaiam a semana toda e ficam sem mostrar o seu trabalho justamente por falta de um evento próprio para elas.
Difundir e divulgar a filarmônica da região é o objetivo primordial deste evento.
Por isso é que estamos solicitando a colaboração das empresas e do comércio de Estância para que todos possam ser contribuintes da cultura musical do nosso povo.
A sua contribuição será de suma importância, pois o evento estará fornecendo lanche para todos os músicos participantes e certificados.
Assumimos o compromisso de anunciar ao vivo, no programa “A Banda no Coreto”, os nomes de todos os colaboradores desse evento como também publicaremos no jornal A Tribuna Cultural e na rádio onde for anunciado o encontro.
Os interessados em apoiar com o 4º Encontro de Filarmônicas de Estância, podem ligar para Magno de Jesus (79) 3522-8559/9965-5027 - Rua Boa Viagem, 307 - Centro - CEP: 49.200-000 - Estância/Se
_Cópia(2)-Blog _Cópia(3)-Blog _Cópia(6)-Blog _Cópia-Blog DSCF5690-1-Blog DSCF5696-Blog DSCF5705-Blog




Texto e Fotos: Magno de Jesus

Pessoal, vamos colaborar com o 4° Encontro de Filarmônicas de Estância. O telefone e endereço vocês encontrarão acima. Vocês poderão entrar em contato com o responsável pelo encontro das filarmônicas, o jornalista Magno de Jesus, que vem lutando com dificuldades, para trazer todos os anos, este dia de glória, para vocês. Ajude-o, portanto, a realizar este evento.
Grata,
Anamaria Pitangueira

Nenhum comentário: