JABES NOGUEIRA, O LÍDER

              familia pastoral 1-com mais cor                           

 

 O casal Jabes e Idea ladeado pelos filhos, noras, o neto André e a profa. Yclea Cervino.

 

 

 

JABES NOGUEIRA – pastor, conselheiro, confidente, - filho de Apolônio de Seixas Nogueira e Raimunda Rodrigues Nogueira, nasceu em 08 de janeiro de 1937 na cidade de Corrente, localizada no extremo sul do Piauí onde viveu com seus pais e onze irmãos até 1956, ano em que concluiu o primeiro grau. Daí deslocou-se de sua terra natal para continuar os estudos em Goiás fazendo ali o segundo grau, prosseguiu o trajeto que Deus tinha organizado para ele, transferindo-se definitivamente para Recife, ingressando no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil (STBNB) instituição que lhe outorgou o grau em Teologia no ano de 1964, um ano antes de vir a Sergipe. Neste mesmo ano contraiu núpcias com Idea Cervino, dessa união nasceram quatro filhos, Emília, Jabes Filho, Jáder e Apolônio Neto.

Em 13 de janeiro de 1965 quando chegou ao campo sergipano atendendo chamamento da Primeira Igreja Batista Aracaju - PIBA, o jovem líder Jabes, recebeu a igreja das mãos de quem o convidou dr. Edward Bruce Trott, missionário norte-americano da Junta de Richmond, a serviço do campo sergipano e pastor da PIBA por dois períodos distintos. Na época a igreja com 173 membros, era a maior da denominação em Sergipe - em 2008 quando de sua aposentadoria, a estatística da instituição indicava mais de 1.300 membros.

No dia a dia nada o impedia da relevante dedicação exclusiva ao ministério pastoral. Quando chegou a Aracaju, visitava os crentes de sua igreja a pé, sol a pino sempre vestindo terno; os sapatos ora empoeirados ora enlameados eram a prova cabal de uma extensa jornada diária. Depois de alguns anos, agora já motorizado, a rotina ministerial continuava a mesma. Ele doava todo o tempo na causa, trabalhava 24 horas a serviço da igreja, há testemunhos de solicitação de sua presença nas residências, hospitais e velatórios - 22h, meia-noite, madrugada adentro – e, ele destemidamente chegava ao local. O dia era intenso, mas ele compunha suas tarefas que incluíam visitas, muitas visitas, ministério do púlpito, estudos bíblicos, culto nos lares e ministrações em diversas solenidades. Sua mulher profa. Idea organiza uma coletânea contendo boa parte dos sermões ministrados pelo ilustre biografado.

Pr. Jabes trabalhou ao lado de uma liderança coesa promovendo inicialmente duas reformas estruturais na igreja. Finalmente, em 1986 o templo foi reedificado com a previsão de comportar 1.200 pessoas. Sua privilegiada visão evangelizadora lhe proporcionou organizar 16 igrejas - sendo 10 na Capital e 6 no Interior do Estado. Em Aracaju (SE): Igreja Batista da Graça - antes Calvário; Igreja Batista em Cidade Nova, Igreja Batista Nova Jerusalém, Igreja Batista Maranata, Igreja Batista em Coroa do Meio, Igreja Batista Alvorada, Igreja Batista Getsemâni, El Shadday, Igreja Batista em Augusto Franco e a Terceira Igreja Batista de Aracaju. No Interior: Igreja Batista da Fé em Japaratuba; PIB de Capela; Igreja Batista no Conjunto João Alves Filho município de Socorro; Igreja Batista no Cj. Eduardo Gomes em São Cristóvão e Igreja Batista em Malhador. Havia 13 prósperas congregações, hoje, muitas organizadas em igrejas a exemplo de Salgado, Fernando Collor, Pirambu, General Maynard, Carira e Aruana, esta última na capital.

O tempo passa célere e nem mesmo um aneurisma que o submeteu a uma cirurgia craniana tirou o vocacionado do páreo, o Médico dos médicos o salvou das garras da pertinaz enfermidade trazendo-o de volta ao púlpito de sua igreja. Contudo, o cronômetro do tempo marcava mais de quatro décadas de efetivo ministério. Assim, o intimorato pastor entendendo as restrições físicas próprias da idade, tipo - os passos velozes tornaram-se compassados, a visão e audição em baixa o impossibilitou de dirigir seu veículo e visitar a membresia esta, já saudosa de sua presença frequente. Em razão destes fatos o bom Jabes solicitou aos 43 anos de ministério na primeira igreja batista organizada no campo sergipano a inquestionável aposentadoria, no caso específico, prêmio auferido a aqueles que alcançam a excelência da carreira laboral. A igreja entendeu que ele continuaria ativo não só na memória ou perenizado na história, mas fisicamente, concedendo-lhe o título de Pastor Emérito.

Durante seu pastorado exerceu vários cargos na denominação:

Presidente da Convenção Batista Sergipana por 10 mandatos consecutivos;

Vice-Presidente da Convenção Batista Brasileira - 1994 em um dos mandatos do pr. Nilson do Amaral Fanini;

Membro da Comissão Predial Batista por 03 mandatos consecutivos;

Membro da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista Brasileira;

Membro da Junta Administrativa do Seminário Batista do Norte do Brasil por três mandatos;

Membro por vários anos do Conselho Administrativo do Colégio Americano Batista e Membro do Conselho Administrativo, do então, Instituto Teológico Batista Sergipano – ITEBASE, hoje, SETEBASE.

Os poderes públicos em Sergipe reconheceram sua atuação outorgando-lhe títulos:

.Cidadão Sergipano outorgado pela Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe;

.Cidadão Aracajuano outorgado pela Câmara Municipal de Vereadores de Aracaju;

.Portador da Comenda de Oficial da “Ordem do Mérito Aperipê" concedida pelo Poder Executivo Estadual em 1994.

.Diploma e Troféu conferido em 10 de junho de 2005, pela Assembleia Legislativa do Estado, aos pastores do Campo Sergipano com mais de 25 anos de efetivo exercício ministerial.

Pr. Jabes com a autorização da igreja recomendou vários vocacionados aos seminários. A colaboração da profa. Idea e da secretária Lady Mary foi inestimável cedendo para nós à relação de alguns dos pastores e missionários gerados na membresia da PIBA:

Pr. José Cariolando, Pr. Natanael Cruz, Pr. Francisco Morais, Pr. Jabes Filho, Pr. Paulo Sérgio dos Santos, Pr. Valmir dos Santos Andrade, Pr. Jorge Santos, Pr. Antonio Figueiredo, Pr. José Jeremias Fonseca de Oliveira, Pr. José Rodrigues Filho, Pr. José Carlos Vieira, Pr. Messias Marques, Pr. Rubem Vieira Santos, Pr. Leonardo Alcântara, Pr. Josivaldo Rocha, Pr. Robson Santos, Auríbio Santos, Marta Nogueira Lima, Marta Santos, Maria de Fátima dos Santos, Enalva Moura Cunha, Rute Delma Dantas, Nildete Socorro, Sônia Cristina Santos Souza, Edjane Inácio, Nadja Matos, Shirley Tavares, Arivânia Ursulina Gonçalves, Roseane Siqueira, Valmor Ferreira, Pedro da Paixão, Marcos Tenisson Bomfim Cabral, Elon Sobrinho, Timóteo Damião, dc. Jairo Bispo, dca. Raquel Santos Silva, dca. Eutenides Ferreira Prado, Ladislau Estevão Millet, Andréia Cristiane, Édina Maria Santos Prado, Maria Cristina Santos, Denise Farias, Eliana Goes, Heliana Mendonça, Rosinalva Figueiredo, Ana Teresa Natividade, Maria Corina Santos, Marcos Goes, Marcos Rezende e Marluce Montes.

Por Sandra Natividade

Jornalista

Aju. (SE), 08/jan/2012

 

Nenhum comentário: