José Mestre, um homem “sem rosto”…


Hoje, ao ler um artigo sobre José Mestre, lembrei de quando em 2002, meu marido e eu, estivemos em Portugal e, precisamente em Lisboa, nos hospedamos em um hotel, perto do Rossio. Todas as noites, depois que jantávamos, saiamos passeando ali pelas redondezas do hotel. Certa vez, avistamos um senhor sentado na porta de uma loja e, parecia estar usando uma máscara, ao chegarmos mais perto, foi imenso o susto que tomamos, pois, percebemos tratar-se de um fato real… aquele senhor com o rosto tomado por uma deformação muito grande… colocamos dinheiro no “pratinho” onde já havia algumas moedas e saímos impressionados com aquilo.
Adiante comecei a conversar com uma portuguesa e essa me dizia que “os médicos já haviam feito de tudo para aliviar a dor daquele senhor, mas, sem nenhum resultado”…
Confesso que, até hoje, foi a deformação que mais me impressionou!
Anos depois,vi uma reportagem sobre ele (José Mestre) onde falavam sobre a possibilidade do mesmo ser operado por um médico inglês.
Abaixo, fotos de quando ele, José Mestre, era ainda adolescente; quando a doença começava a se formar em seu rosto:
José Mestre (2)José Mestre I
Aos 14 anos…


Atenção:  O link abaixo contem fotos “chocantes”…
Link com a história:  http://curliestar.blogspot.com/2011/02/testemunha-de-jeova-portugues-o-homem.html
Origem das fotos: Internet

2 comentários:

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Muito triste isso, além da dor e do acanhamento que deve ser sair às ruas deve ser dificl a respiracao.

Ah, como a gente tem mais de mil motivos para dar gracas todos os dias, nao é Ana?

Deve ser um tipo de elefantíase.

Bjos

Sabor de Pitanga disse...

Gê, bota triste nisso!!! Por isso mesmo eu nao o fotografei. Seria humilhacao demais... nesses casos eu sempre me pergunto: E se fosse comigo, eu gostaria de ser fotografada? Com certeza que nao...

É verdade, temos muitos motivos para agradecer todos os dias e, muitas vezes, ainda reclamamos...

Boa semana para voce e familia.
Beijos