LANÇAMENTO DE LIVRO

 

projeção

 

Acontecerá no dia 10 de setembro às 18h na Sociedade SEMEAR - Rua Vila Cristina, 147, - o lançamento do livro O Esplendor da Caminhada - Síntese Histórica da Primeira Igreja Batista de Aracaju (1913- 2013) da jornalista Sandra Natividade. Este é o terceiro título que a escritora entrega ao mercado editorial. Segundo Natividade O Esplendor da Caminhada é fruto de pesquisa acerca da Primeira Igreja Batista, instalada no Estado há 100 anos por um grupo de evangélicos da denominação que se deslocou da cidade alagoana de Penedo, para organizar uma congregação em Sergipe.

A denominação Batista no Brasil remonta a 1871, portanto há 141 anos por um grupo de protestantes imigrantes da América do Norte que aportou em Santa Bárbara do Oeste, SP. O pequeno grupo era liderado pelo pastor Richard Ratcliff. No início, por não dominar o idioma pátrio, os cultos eram em inglês, fato que afastava os habitantes locais. Os primeiros cultos em português só ocorreram posteriormente, com a chegada ao Brasil do missionário William Buck Bagby e sua esposa Anne que aprenderam com facilidade o português no Colégio Presbiteriano de Campinas, tendo como um dos instrutores o ex-padre Antonio Teixeira de Albuquerque, natural de alagoas, que se converteu ao protestantismo sozinho, ao estudar a Bíblia, tornando-se o primeiro brasileiro a ser consagrado pastor batista.

Mais precisamente em Aracaju a igreja precursora dos batistas mantém de forma ampliada o trabalho encetado pelos pioneiros, além de ensinar a Palavra de Deus cuida do ser humano em áreas distintas de atuação - no social, com projetos executados pelo Serviço de Assistência Social missionária Zênia Birzniek (AMIZEB) propiciando entre outras ações, cursos visando à inserção ou reinserção de jovens ao mercado de trabalho; na área da saúde disponibiliza com a ajuda de profissionais voluntários, atendimento a comunidade oferecendo clínica médica e psicológica. Na igreja o trabalho é integrado jovens e adultos sabem que devem cuidar e tratar do seu semelhante cumprindo o mandamento de ‘amar uns aos outros’, ensinando por Deus.

Nenhum comentário: