Cucos que roubaram meu ninho...

E foi assim que o "CUCO" derrubou os "ovos do ninho" que me pertencia e tomou o meu lugar... o nosso lugar!!!

Eita, que foi ovo à beca!... Acabaram por empurrar os "ovos do cuco", até para os galhos das Pitangueiras!!!

 

*Emoticon revoltado...

 

 Cuco-canoro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma caixa taxonómicaCuco-canoro
Cuculus canorus2.jpg
Estado de conservação
Status iucn3.1 LC pt.svg
Pouco preocupante
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Cuculiformes
Família: Cuculidae
Género: Cuculus
Espécie: C. canorus
Nome binomial
Cuculus canorus
Linnaeus, 1758
O cuco-canoro (Cuculus canorus) [1] é uma ave pertencente à ordem Cuculiformes e à família Cuculidae. O nome "cuco" é onomatopaico e deriva do facto de o canto do macho ser composto por uma sequência de duas notas, que soam como "cu-cu". Em Portugal o canto do cuco faz-se ouvir sobretudo de finais de Março a meados de Junho.

É uma espécie parasita, o que significa que, em vez de construir ninho, deposita os seus ovos nos ninhos de outras aves, nomeadamente de pequenos insectívoros, como a ferreirinha-comum, o pisco-de-peito-ruivo e o rouxinol-pequeno-dos-caniços, entre outras espécies. As aves em cujos ninhos os ovos são colocados recebem o nome de hospedeiros e ficam com a tarefa de cuidar do jovem cuco até este ser independente. [2] No fim da Primavera, a fêmea do cuco procura lares adoptivos para os seus ovos. Quando encontra um hospedeiro apropriado, aves cujos ovos se assemelham ao dos cucos, ela espera até que o ninho deixe de estar vigiado. Retira então um dos ovos dos hospedeiros e põe um dos seus no lugar.

Os filhotes do cuco também já apresentam um estratagema de sobrevivência traiçoeiro, aparentemente gravado genéticamente, pois, segundo David Attenborough, apenas ao sairem dos ovos, empurram para fora do ninho os rècem nascidos autênticos de uma ninhada, tomando-lhes o lugar.
O cuco é migrador: reproduz-se na Europa e inverna em África


Wikipédia:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Cuco-canoro


Nenhum comentário: